7.6.11

O conceito dos postais

Os tempos mudam mas há sentimentos que são imortais... Os Lenços de Namorados, criados outrora pelas jovens namoradeiras, eram provas do Amor pujante e e um gesto de atrevimento que se tornou popular no Minho, em especial neste concelho. Os seus elementos, cores e erros ortográficos transformaram-nos num ícone cultural e um símbolo suis-generis do Amor jovem e pueril.

Hoje os tempos são outros, os hábitos e o estilo de vida diferentes, mas o Amor na adolescência é sentido com a mesma explosão de outros tempos... de forma colorida, icónica e com os mesmos rituais de comunicação...

Fomos ao núcleo dos adolescentes de hoje - a Escola - e retratá-los neste meio, o 'ovo' onde eclode os primeiros sentimentos de paixão. Os jovens de hoje são diferentes em tudo! No visual, nos hábitos de consumo, de socialização e até de comunicação. Mas há algo que permanece inalterado.... os sentimentos...

Retratando quatro situações distintas de enamoramento ('Mensagem', 'Coração', 'Fugida' e 'Pulsar'), os postais Namorar VILA VERDE viva! foram produzidos na Escola Secundária de Vila Verde, (estabelecimento de ensino que as sócias Flávia Peixoto e Sílvia Abreu frequentaram) e protagonizados por 4 dos seus actuais alunos (ano lectivo 2010/11).

Cores fortes, contrastes nítidos e muita ilustração iconográfica misturada na fotografia, marcam um distintivo trabalho de edição de imagem, culminando em imagens bem perto de obras de arte. O efeito da textura do Linho no acabamento acetinado dos postais tornam-nos únicos, um produto 'gourmet' e objecto de coleccionador.


Sem comentários: